A "The Foundation for Shamanic Studies", uma organização educacional sem fins lucrativos, com sede nos Estados Unidos (Califórnia), foi fundada em 1987 - integrando o anterior Centro de Estudos Xamanicos criado em 1979 pelo antropólogo Michael Harner - com o objectivo de estudar, preservar e transmitir o conhecimento xamânico.
Xamanismo Essencial (core shamanism) é a designação dada por Michael Harner ao conjunto de métodos e técnicas xamânicas comuns à maior parte das culturas xamânicas e que são acessíveis a qualquer pessoa.
A acção da FSS inclui o auxílio às populações indígenas, ajudando-as a preservar as práticas xamânicas, a investigação no domínio da cura xamânica como prática complementar da medicina e a criação de uma base de dados com informação transcultural. A sua intervenção em todas as vertentes, estende-se hoje a todo o mundo.
A FSS proporciona workshops e treinos de qualidade que visam o desenvolvimento do potencial xamânico individual, bem como a aprendizagem dos princípios e práticas fundamentais do xamanismo.